Brasileirão Série A

Palmeiras supera o Ceará na arena Barueri

Com os jogadores do elenco de férias antecipadas desde a conquista da Libertadores no último dia 27, um time praticamente composto por jogadores da base do Palmeiras vem representando, e ...

Por Redação

há 2 anos


Palmeiras supera o Ceará na arena Barueri


Com os jogadores do elenco de férias antecipadas desde a conquista da Libertadores no último dia 27, um time praticamente composto por jogadores da base do Palmeiras vem representando, e muito bem, a equipe profissional. Entrosados, os jogadores são de sua maioria do Sub-20 do Verdão – dos atletas que foram a campo, assim como no jogo anterior (empate sem gols contra o Athletico-PR fora de casa) apenas o meio-campista Mateus Fernandes não foi formado pelo clube. Contra o Ceará, na Arena Barueri, na noite desta quinta-feira (09), pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras encerrou sua participação em grande estilo com vitória por 1 a 0, gol do atacante Kevin. A partida não foi disputada no Allianz Parque devido a um cronograma de shows (no dia 11 o artista Gusttavo Lima se apresenta no local).

Clique aqui para ver a ficha técnica, estatísticas e tudo sobre o jogo!

Novamente, o técnico inclusive foi o do Sub-20 – Paulo Victor Gomes -, já que está mais adaptado a comandar o time jovem do Palmeiras na categoria Sub-20. Com os três pontos somados, o Palmeiras encerrou sua participação com a terceira colocação do Campeonato Brasileiro, com 66 pontos, atrás só do Flamengo (vice-campeão), com 74, e do Atlético-MG, campeão, com 84 pontos.

Com o terceiro lugar, o Palmeiras chegou a “subir ao pódio” pela quinta vez nos últimos sete anos. Desde que a Crefisa passou a ser patrocinadora do Verdão, em 2015, o Alviverde só não ficou pelo menos em terceiro em duas ocasiões: 2015, quando terminou em nono, e 2020, em sétimo. Em 2016, foi campeão, em 2017, vice; em 2018, levantou novamente o troféu; em 2019, foi o terceiro colocado, porém, com a mesma pontuação do Santos, segundo colocado (ficou atrás nos critérios de desempate); em 2020, ficou em sétimo, mas conquistou a Tríplice Coroa (Paulista, Copa do Brasil e Brasileiro); em 2021, com o bi(tri) da Libertadores, encerra, portanto, na terceira posição.

Com o resultado do jogo (1 a 0 pró Verdão), o Alviverde defendeu o tabu positivo de jamais perdeu para o Ceará na condição de mandante, independentemente da competição disputada. Com este, foram 15 jogos, com 12 vitórias e 3 empates (35 gols marcados e 6 gols sofridos). Na Arena Barueri, antes dessa, as equipes já haviam medido forças em uma oportunidade anteriormente: empate por 1 a 1 pelo Campeonato Brasileiro de 2010. Adversários desde 1938, quando se enfrentaram pela primeira vez, Palmeiras e Ceará já disputaram 33 partidas (com esta) em toda a história, e o Verdão saiu vencedor 19 delas, tendo sido superando em apenas quatro oportunidades (houve ainda dez empates. Ao todo, o Maior Campeão do Brasil vazou o Vozão 70 vezes e sofreu 27 gols.

CRIAS DA ACADEMIA ATUALIZAM RECORDE DE MENOR MÉDIA DE IDADE EM UMA PARTIDA NO FORMATO ATUAL DO BRASILEIRÃO

No jogo anterior, contra o Athletico-PR, o Verdão já havia batido o recorde de time com a menor média de idade somada dos jogadores que foram a campo: 19,8 anos, superando a média de 21 anos registrada pelo São Paulo na última rodada do Brasileirão de 2019. Agora, no jogo desta noite, o time abaixou ainda mais, atualizando o recorde: abaixou para 19,7, isso porque o atacante Kevin, de 18, anos, foi a campo no time titular em relação à escalação anterior, que contava com Gabriel Silva, de 19.

No total, em 2021, o Palmeiras chegou a 29 atletas formados nas categorias de base utilizados em um único ano (27 na temporada), superando o recorde de 2002, quando teve 22 pratas da casa em campo – este dado também contabiliza as partidas da temporada 2020 disputadas em 2021. E as façanhas não param por aí. Já foram convocadas 33 Crias da Academia na temporada 2021 (superando o recorde de 31 estabelecido em 2020), sendo que 25 entraram em campo (também um novo recorde, superando os 22 de 2002). Somando o número de partidas de todas as pratas da casa na temporada, o Verdão alcançou outra marca inédita em sua história: 386 jogos contra 283 de 2020.

ESTREANTES

A primeira estreia da partida ficou por conta do meia Jhonatan. Já relacionado ao profissional anteriormente, fez sua primeira partida pela equipe de cima nesta noite, entrando no lugar de Kevin, autor do gol. Emprestado pelo Primavera-SP ao Verdão, o meia já atuou profissionalmente em quatro jogos pelo clube do interior paulista nesta temporada pela Série A3 do Paulistão, chegando a marcar um gol. O time, inclusive, conquistou o acesso à divisão A2 do estadual.

O atleta de 19 anos chegou ao Alviverde em maio deste ano e tomou conta da armação do meio-campo do Sub-20, sendo um dos atletas mais assíduos do time no ano. Ao todo, na base, foram 29 jogos disputados em 2021, com cinco gols marcados e oito assistências (maior garçom da categoria ao lado de Gabriel Silva). Com visão de jogo apurada, o meio-campista já treinou com o elenco profissional palmeirense e foi convocado para um jogo da equipe pela primeira vez na partida contra o Athletico-PR, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.

E o segundo estreante foi o lateral-direito Lucas Sena. Convocado pela primeira vez ao profissional alviverde na partida contra o Athletico-PR, pela 37ª rodada do Brasileirão, o atleta chegou ao clube neste ano após passagem pelo São Paulo. Com passagens pelas seleções de base do Brasil desde o Sub-15, Sena foi um dos líderes em assistências da Copa São Paulo de 2020 e é considerado um dos principais nomes da posição em sua geração (2001). Nesta temporada, no Sub-20 alviverde, soma sete jogos, um gol marcado e uma assistência.

O terceiro e último que teve a oportunidade de jogar na equipe principal do Verdao pela primeira vez foi o meia Yago Santos, no lugar de Vitinho, no fim da partida. Ele é um jogador de extrema técnica e boa batida na bola com a perna esquerda, que foi relacionado pela primeira vez na carreira ao profissional do Verdão. Yago chegou ao Alviverde em 2018 e, além de atuar como volante, pode ser utilizado como meia-armador.

fonte https://www.palmeiras.com.br/noticias/mandante-palmeiras-supera-ceara-na-arena-barueri-com-time-repleto-de-crias-da-academia/

Outras noticias do Brasileirão Série A

  Na despedida do Brasileirão, Flamengo é derrotado pelo Atlético-GO por 2 a 0 no Antônio Accioly